sexta-feira, 26 de março de 2021

Tudo que você precisa saber para construir seu Heliponto.

 

Está pensando em construir um heliponto mas ainda não sabe muito bem como fazer isso? Sabemos que em um mundo que busca cada vez mais praticidade, conforto e, claro, tecnologia, a construção de um heliponto pode trazer inúmeros benefícios para um comércio, um edifício ou até para uma propriedade rural. Juntamos aqui então, no objetivo de te auxiliar nesse processo, tudo o que você precisa saber para construir seu próprio heliponto. Confira a seguir informações desde o porquê de se investir na construção de um heliponto e por onde começar, até os cuidados a serem tomados após a realização da obra. 

Porque investir na construção de um Heliponto?

Seja para serviços privados, comerciais ou hospitalares, os helicópteros são de extrema importância quando necessitamos de transporte rápido e seguro, ainda mais em locais distantes ou de difícil acesso. Nesse cenário, uma das maiores vantagens desse tipo de transporte é a sua área de decolagem e de pouso consideravelmente pequena. Enquanto aviões e similares demandam pistas maiores, helicópteros permitem um pouso vertical. Sendo assim, eles aproveitam ao máximo o espaço disponível e possibilitam a construção de pistas nos mais diversos locais.

Rapidez e Segurança do Meio de Transporte

Quanto a rapidez notamos que a presença de um heliponto permite o tráfego entre dois locais com menor tempo e de forma, praticamente, direta. Assim, é possível evitar o trânsito intenso, que atinge principalmente as grandes metrópoles. Por outro lado, além de ser rápido e eficiente, o transporte por helicóptero também se mostra privativo, resguardando seus utilizadores. Fica claro, assim, que a decisão de construir seu heliponto oferece vários benefícios. 

Tamanho da frota de Helicópteros Brasileira

Além disso, segundo a revista Forbes, o Brasil possui a quarta maior frota de helicópteros do mundo. Uma demanda alta de helicópteros como essa resulta também em uma demanda por pontos de pouso e decolagem. Dessa forma, estruturar um heliponto pode impactar muito além do que se imagina. É com esse dado também que compreendemos porque as normas para helipontos são tão importantes.

Valorização de Imóveis

Deve-se levar em consideração também outras vantagens que vão além do usuário direto do helicóptero. Como exemplo temos a própria valorização do imóvel na qual ele se situa. Em caso de condomínios, a presença de um heliponto se torna um grande diferencial, atraindo possíveis moradores com a intenção de utilizá-lo.

Esse espaço construído para decolagem e pouso de helicópteros, por sua vez, seja ele um heliponto ou heliporto, precisa atender a diversas exigências e normas para que possa ser utilizado legalmente. Portanto, para construir seu heliponto, é preciso que o processo seja realizado por um profissional que entenda dessas normas, para que a construção ocorra sem dores de cabeça.

Por onde devo começar?

No Brasil, as normas para construção e regulamentação de helipontos são criadas pela ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil. A Agência é responsável pela análise, aprovação e fiscalização de todo o processo, que começa muito antes de que você possa construir seu heliponto. 

De acordo com a legislação brasileira, todo aeródromo a ser construído necessita de autorização prévia da ANAC. Para solicitá-la, é preciso entregar à Agência uma série de documentos. Alguns exemplos são o requerimento de autorização prévia de construção e a cópia da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), que deve ser devidamente apresentada junto ao CREA, relatando os responsáveis técnicos pela obra. 

Além disso, o projeto enviado à agência juntamente à ART deve conter o estudo de viabilidade de toda a estrutura do heliponto, cumprindo todos os requisitos de seguranças exigidos pela ANAC. Este projeto inclui, também, uma análise dos arredores da área onde se pretende construir seu heliponto, tudo isso para garantir a máxima segurança durante o tráfego das aeronaves. Após o envio, esse requerimento de autorização prévia será processado e analisado pela Agência, e somente após a sua aprovação será possível iniciar a construção.

Possuindo aprovação para a construir seu heliponto, você terá também de entrar em contato com o Comando da Aeronáutica, que abrirá um processo de requerimento de autorização para o tráfego aéreo na localidade. 

As normas da ANAC

Existem diversas razões para atender às normas que a Agência Nacional de Aviação Civil impõe para o funcionamento de aeródromos. Similarmente, não é diferente quando o aeródromo é próprio para o uso de helicópteros, como é o caso dos helipontos.

As normas, que podem ser encontradas no site da ANAC, têm o objetivo de garantir a segurança de todos os envolvidos no voo da aeronave. Dessa forma, para todos os procedimentos, são pensadas regras que possam assegurar que a integridade do piloto, do helicóptero e do próprio espaço físico possa ser preservada. Portanto, seguir essas regras é uma forma de certificar um voo mais seguro e com menos riscos para os envolvidos.

A fim de garantir essa segurança e a uniformidade entre os muitos helipontos presentes no país, as normas para o funcionamento do aeródromo são de cumprimento obrigatório. Assim, para que você receba autorização para construir seu heliponto, você deve se atentar e segui a risca todas elas.

Meu heliponto está pronto. Já posso começar a operar?

Após construir seu heliponto e receber a autorização do Comando da Aeronáutica para o tráfego aéreo na área, ainda será necessário realizar o cadastro do seu aeródromo. Este processo é obrigatório pela legislação, e o não cumprimento do mesmo faz com que o aeródromo fique sujeito a sanções legais

Desse modo, dentre os documentos necessários para o cadastro do heliponto, destacam-se: a notificação de Término de Obra (informando a finalização da estrutura previamente requerida) e o Requerimento de Cadastramento. Após o envio da documentação, a ANAC estipula um prazo de aproximadamente 120 dias para a análise e o envio de uma resposta oficial.

Caso o aeródromo se situe em área de fronteira, um parecer do Comando da Aeronáutica será indispensável e o prazo não mais será, necessariamente, de 120 dias. Finalizado o processo, a ANAC emitirá uma Portaria de Inscrição do aeródromo, com validade de 10 anos, e então o aeródromo estará pronto para o funcionamento.

A depender do tipo de aeródromo que foi construído, seja um heliponto público ou civil, ou até mesmo um heliporto, diferentes documentações serão requisitadas durante o cadastramento. No caso dos heliportos, inclusive, até mesmo uma concessão do poder público pode ser necessária.

Cuidados após a construção do seu heliponto

Com a pista em utilização, será necessário que todos os procedimentos estabelecidos no projeto sejam seguidos, e que a pista, além disso, esteja sempre em boas condições. O responsável por essa tarefa será o Operador de Aeródromo, que se encarregará de averiguar e acompanhar a situação do aeródromo.

A Agência Nacional de Aviação Civil fiscaliza com frequência os aeródromos registrados em seu sistema. Assim, caso seja encontrada alguma inconformidade, como descumprimento da regulamentação ou até funcionamento sem autorização, o heliponto pode ter problemas. Desse modo, o operador responsável precisa manter o aeródromo adequado às normas vigentes, ou sérias consequências jurídicas podem ocorrer.

Vale destacar que, caso seja necessário realizar modificações na estrutura física do heliponto, independentemente de ser por questões de segurança ou não, é necessário notificar e solicitar à ANAC a devida autorização.

Por outro lado, além da manutenção constante e das modificações na estrutura, deve-se prestar atenção também na Portaria de Inscrição do aeródromo. Por possuir uma validade (10 anos), ela deve ser renovada sempre que se aproximar da expiração, caso você deseje que o heliponto continue em operação. 

Pronto para decolar

O processo para construir seu heliponto necessita que muitos detalhes sejam analisados e que diversos estudos sejam feitos, envolvendo burocracias que devem ser obrigatoriamente seguidas. Como você pôde ver, diversos documentos são necessários e várias normas devem ser seguidas. Mesmo assim, construir seu heliponto pode ser mais fácil do que parece.

Existem, hoje, empresas especializadas no ramo aeronáutico que oferecem consultoria na construção de helipontos e que podem auxiliar na construção do projeto, na dimensionalização do heliponto e na regulamentação com os órgãos responsáveis. A AEROJR. é uma dessas empresas, e, se você pretende construir seu próprio heliponto ou fazer um estudo de custo e viabilidade, nós podemos te ajudar! Quer saber mais sobre o assunto ou sobre como nós podemos te ajudar? Entre em contato com o nosso time!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixem seus comentários, com responsabilidade e cidadania.