domingo, 21 de abril de 2024

US$1,35 bilhão: Custo da defesa aérea de Israel contra ataques iranianos

US$1,35 bilhão: Custo da defesa aérea de Israel contra ataques iranianos

 Urias Rocha BR - Jornalista 

David's Sling

Sistemas de defesa aérea interceptaram a grande maioria dos mais de 300 mísseis e drones disparados contra Israel vindos do Irã, com a mídia israelense estimando o custo da interceptação em até 1,35 bilhão de dólares.


O jornal diário Yedioth Ahronoth citou o Brigadeiro General Ram Aminach, ex-conselheiro financeiro do chefe de gabinete israelense, que disse: “O custo da defesa na noite passada foi estimado entre 4 e 5 bilhões de shekels (1,08 a 1,35 bilhão de dólares).”

“Estou falando apenas sobre a interceptação do que os iranianos lançaram e não sobre ferimentos que foram marginais desta vez,” ele disse.

“Um míssil ‘Arrow’ usado para interceptar um míssil balístico iraniano custa 3 milhões de dólares, enquanto o custo de um míssil ‘Magic Wand’ é de 1 milhão de dólares, além das missões de aeronaves que participaram na interceptação dos drones iranianos,” Aminach disse. Magic Wand é um nome alternativo para o sistema David’s Sling.

Mais cedo, no domingo, o jornal israelense Haaretz citou o porta-voz do exército israelense Daniel Hagari dizendo que o Irã lançou cerca de 350 mísseis e drones contra Israel.

Hagari confirmou que danos ocorreram na base aérea de Nevatim em Beersheba, enquanto “99 por cento das ameaças contra Israel foram interceptadas.”

O Irã conduziu o ataque contra Israel em retaliação por um ataque aéreo em 1º de abril que matou sete membros da Guarda Revolucionária do Irã, incluindo dois generais de alto escalão no consulado iraniano em Damasco, Síria.

Urias Rocha BR 

Jornalista 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixem seus comentários, com responsabilidade e cidadania.