Urias Rocha |
Brexit é o processo de saída do Reino Unido da União Europeia iniciado em 2017 e com previsão para terminar em 2019.
Em 24 de novembro de 2018, após dois anos de negociação, a União Europeia aceitou o acordo apresentado pelo Reino Unido.
Após intensas negociações e derrotas no Parlamento britânico, o Reino Unido foi obrigado a pedir um adiamento da saída da União Europeia para o dia 31 de outubro de 2019.
Sem conseguir consenso para aprovar uma proposta para o Brexit, a primeira-ministra Theresa May anunciou que deixará o cargo em 7 de junho de 2019.
Significado de Brexit
A palavra Brexit vem da junção das palavras inglesas “Britain” (Bretanha) e “Exit” (saída).
A expressão é usada para caracterizar o processo de saída do Reino Unido da União Europeia iniciado com o referendo de 23 de junho de 2016.
A princípio havia sido estabelecido o dia 29 de março de 2019 para a saída do Reino Unido. Entretanto, o desligamento foi adiado para 12 de abril de 2019.
De todas as formas. o país terá um período de dois anos para completar sua saída definitiva.
Saída do Reino Unido da União Europeia
O ano de 2019 tem sido o mais complicado, pois a medida que a data de saída se aproxima, as diferenças entre os políticos britânicos se tornam mais evidentes.
O plano de saída da União Europeia deve ser aprovado pelo Parlamento britânico, mas a primeira-ministra britânica Theresa May teve seu plano rechaçado pela Câmara por duas vezes.
Por outro lado, o Parlamento britânico garantiu em 13 de março de 2019, que o Reino Unido não sairia sem acordo. Esta era uma proposta defendida por muitos membros do próprio partido de Theresa May.
No entanto, em 12 e posteriormente, 25, de março de 2019, o Parlamento britânico rejeitou o plano apresentado pela primeira-ministra Theresa May de sair da União Europeia.
Sem conseguir chegar um acordo com o Parlamento, Theresa May teve que pedir uma nova prorrogação à União Europeia. Agora, a data prevista para a saída do Reino Unido está marcada para 31 de outubro de 2019.
Antecedentes do Brexit
A União Europeia (UE) foi criada com o objetivo de manter a paz entre os países do continente europeu.
O embrião foi a Comunidade Europeia do Carvão e do Aço (CECA), nascida em 1952. A CECA unia os ex-adversários da Segunda Guerra Mundial: França, Alemanha, Itália, Bélgica, Holanda e Luxemburgo.
Mais tarde, esta comunidade foi ampliada num movimento que criou a Comunidade Econômica Europeia (CEE), em 1957.
O Reino Unido, porém, sempre se manteve à margem da CEE e só aceitou fazer parte do clube em 1973. Mesmo assim, dois anos depois, convocaram um referendo para que a população decidisse se queriam ou não continuar. Naquela época, ganhou o “sim”.
Desta maneira, o Reino Unido continuou a fazer parte da UE, mas não participou dos dois maiores projetos europeus:
- a criação de uma moeda única, o euro;
- o Espaço Schengen, que permite a livre circulação de pessoas.
Fonte: El pais
Por Urias Rocha
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixem seus comentários, com responsabilidade e cidadania.